domingo, 23 de novembro de 2008

Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara foi viabilizado durante a presidência de Juscelino Kubitschek, através do Decreto 45.954, de 30 de abril de 1959, com área de 563 hectares. Hoje a área do Parque é de 6.288 hectares, ampliação que foi realizada graças ao Decreto de 13 de Dezembro de 2002, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Como uma unidade de conservação que tem como principal objetivo proteger os recursos naturais e culturais da área, preservando fauna, flora, sítios históricos e arqueológicos, o Parque proporciona oportunidades para a visitação pública, lazer, pesquisa e educação ambiental.

A "Trilha da Gameleira" (foto), dispõe de um mirante, de onde se pode avistar três cachoeiras e bicas do parque. A trilha é de fácil acesso, possibilitando passeios para todas as idades. Durante o caminho o visitante pode fazer uma pausa nas áreas reservadas para piqueniques. O mesmo acesso se dá para a Trilha da Samambaia, também uma ótima opção de lazer.

O Parque Nacional, criado em 1959 para preservar a famosa Gruta de Ubajara e também a fauna e flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida que formam um ambiente de transição na Serra da Ibiapaba, lá a vegetação varia desde a Caatinga, do Cerrado até espécies da Floresta Equatorial. Existem várias trilhas no parque onde é possível encontrar cachoeiras, rios bons para banho, e formas variadas de vegetação. De Janeiro até Abril é a época de chuvas, quando tudo na serra, inclusive as vistas do sertão em baixo, fica verdejante.Nos meses mais secos, outubro e novembro, o parque destaca-se como um verdadeiro oásis verde no meio do sertão cearense. Entre os animais, são freqüentemente encontrados morcegos (na gruta), grupos do mico-estrela e do macaco-prego, cotias, tamanduás, tatus, e várias espécies de serpentes. Outro grupo com grande variedade de espécies é o das aves, com espécies como gavião-casaca-de-couro, cara-cará, acauã, quiri-quiri e urubu-rei. Há uma grande quantidade de répteis, como iguana, teiú e cobra-coral-verdadeira.


Belezas naturais: A chapada de Ibiapaba tem relevos com precípicios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercadas por muito verde. A flora se divide em duas formações predominantes: uma é semelhante à Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d'arco-amarelo; na outra, a caatinga, estão presentes o jatobá, o angico e o marmeleito. É incrível: uma mistura de várias vegetações. Só em Ubajara isso é possível.

A Gruta (foto) é formada por calcário moldado pelas águas subterrâneas. A caverna possui 1.120 metros de extensão, dos quais 420 estão iluminados artificialmente e abertos à visitação. O percurso dentro da caverna tem início na Sala da Imagem, passando pelo Corredor das Maravilhas, e pelas salas da Rosa, das Cortinas, dos Retratos, dos Seios, do Índio e do Presépio. Para descer até a principal boca da caverna existem duas opções: pegar a trilha Ubajara-Araticum ou pelo teleférico.














Nenhum comentário: