domingo, 23 de novembro de 2008

Dunas do Pecém


Pecém, vila de pescadores e praia do Município de São Gonçalo do Amarante (40.281 hab., IBGE: 2006), está situada a cerca de 54 quilômetros a oeste de Fortaleza.

A Praia do Pecém é um paraíso para a prática de esportes náuticos, como a vela, o surf e o mergulho.

Assim é Pecém, praia bonita e animada, como muitas praias do Ceará - e do Nordeste - onde nada melhor do que dar um bom mergulho, fazer uma boa caminhada à beira-mar e saborear um delicioso prato de peixes ou de frutos do mar ao sabor da cozinha local.

Mas também há alguns pontos negativos, pois as dunas do Pecém sofrem impactos como a emissão de gases estufa na atmosfera, formação de chuvas ácidas devido às emissões de dióxido de enxofre devido ao porto do Pecém, que vive a expectativa de se tornar um dos portos mais importantes do país atuando na demanda de cargas gerais e contêineres.

Algumas das dunas, por serem móveis, não são periodicamente alagadas, impedindo assim a fixação da vegetação, que é geralmente rasteira.

Normalmente, são encontrados animais, principalmente polinizadores, embaixo de flores ou árvores. Estas criam condições de microclima que facilita o nicho de outras espécies, gerando assim uma sucessão ecológica.

Caminhando para o alto das dunas, há um aumento da biomassa, os caules são mais retos e as árvores são maiores, pois estão competindo pela luz do sol.

Normalmente são encontrados lagartos, grilos, bichos-pau, borboletas, pássaros, abelhas, plantas trepadeiras, cactos, dentre outras coisas.

Nenhum comentário: