domingo, 23 de novembro de 2008

Barra do Ceará

A praia da Barra do Ceará é um marco inicial da colonização cearense. O Forte de Nossa Senhora dos Prazeres (hoje soterrado pelas dunas) nos confirma a presença dos portugueses. Praia pequena, reta, com uma larga faixa de areia clara e fofa onde pode-se admirar o mais belo pôr-do-sol de Fortaleza; possui um pólo de lazer onde funcionam restaurante, bar e playground. Por receber as águas do rio Ceará, é imprópria para banho, segundo a SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente). Neste rio, há uma ponte que ligará Fortaleza a Caucaia, ensejando aumento do fluxo turístico para aquela área próxima.

Embora a situação lá não seja a das melhores:



*A Barra do Ceará é uma regiao litorânea onde ocorre o encontro do rio com o mar. O rio, chamado de Rio Ceará, contém muito lixo, que é jogado principalmente pelos pescadores e pelas pessoas que passam pela ponte.

*Lá também está ocorrendo uma perda da fauna devido à pesca que é muito rudimentar, feita principalmente como forma de subsistência pelos índios Tapebas.

*Outro grande problema é a falta de saneamento básico, visto que há pessoas que moram perto do rio, e que correm o risco de sofrer um assoreamento devido ao fluxo da maré. Tal assoreamento muda a salinidade do rio, fazendo com que a fauna e a flora local adquiram resistência.

*Segundo os pescadores, carangueijos e lagostas são raramente pescados, crustáceos que antigamente eram abundantes na região. O Governo, ao invés de agir e fiscalizar o local, não toma as atitudes corretas. Com isso, ocorre uma fiscalização dos próprios pescadores, pois a região é muito importante para eles.

Nenhum comentário: